quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Planos a Longo Prazo

 
Quando nos preparamos para algo, é comum criar um "plano de ataque", pensar nas possibilidades de acerto e erro, as vezes fazemos isso sem perceber. É muito fácil criar um cronograma quando pensamos a curto prazo, quando sabemos o começo, meio e fim, mas e quando não sabemos?
   Planos a longo prazo exigem mais do que organização e planejamento, devemos mais do que tudo, estar preparados para resolver problemas. Já sigo com um plano a quase dois anos (dentre outros, mas vamos focar neste desta vez), o meu canal no youtube ( Link no final do texto), aprendi muita coisa com isso. Aqui quero tentar explanar um pouco sobre um pedaço da minha experiência.
   A primeira coisa que percebi, ao iniciar um plano a longo prazo como esse, é que eu precisava disso, apesar de saber que o resultado seria incerto, que talvez ele nem chegasse, eu precisava ter um plano a longo prazo que envolvesse a minha mente, com o objetivo de um dia chegar ao topo. Ter um objetivo que parece maior do que as minhas capacidades me fez de certa forma, buscar um aperfeiçoamento constante. A necessidade de inovar, de lutar contra os problemas e de sempre estar preparando algo novo, fez com que a minha mente jamais ficasse desocupada. Nos momentos em que eu começava a funcionar no "modo automático", eu buscava algo novo. Acho que cabe a nós, percebermos quando ligamos o modo automático, independente do que se trata, casamento, rotina, emprego, projeto, vida, viver no automático é como abrir mão de ser um humano. A dificuldade de fazer isso é tão grande que não possui descrição ou truques. É fácil achar problemas naquilo que está a frente de nossos olhos, mas e quanto ao que está a frente? Julgar a si mesmo sempre parece um crime maior do que julgar os outros.
   Atualmente me encontro em um empasse criativo, sobre o meu conteúdo, o modo que faço as coisas sem dúvida é o meu modo, mas de certa forma não estou atingindo a grande massa. Muitas vezes parece que não vou alcançar o topo, mesmo sabendo que o que é certo para mim, não agrada todo mundo. Acho que terei de moldar os meus métodos, buscar um meio termo entre o que eu quero e o que o público quer. A dias tento fazer uma auto análise, tentando pensar na forma certa de agir. Acredito naquela coisa de "não abandone suas origens" ou "seja você mesmo", mas me pego em uma rua sem saída, onde o modo que eu julgo correto não da resultados. Acho que estou naquele momento em que alguém decide se vai ser um herói o bandido, por mais que, no meu caso não seja tão grave ou literal assim. Acho que o meio termo é a resposta, inovar sem abandonar o que acredito, buscar algo novo em meio aquilo que parece mais do mesmo? Parece impossível, mas tentar é a única opção, abandonar o projeto ou plano, isso jamais seria uma opção. Buscar no meio da jornada, um novo caminho, é parte essencial de um planejamento a longo prazo, nem sempre vamos precisar mudar a rota, mas e bom analisar nossas possibilidades.
   Não sei o que o futuro reservou para mim, não sei se vou achar o meio termo ou mesmo o sucesso que busco. Buscar a melhoria continua me parece a solução e depois desta conversa com vocês, quero concluir que, planos a longo prazo exigem auto conhecimento. Talvez por isso muitas pessoas demoram a achar a sua carreira ou seu amor, se você já sabe o que quer, seja hoje, melhor do que ontem, se ainda não sabe, tente conhecer melhor a si mesmo. Um forte abraço!

Nenhum comentário: