sexta-feira, 22 de junho de 2018

Geração Indie


Alguns dias atrás tivemos a última conferência da E3 2018, jogos com investimentos astronômicos. Games tão ambiciosos que nem parecem reais. Mas uma coisa me chamou atenção, dentre eles, existiam alguns games indies, aqueles que poderiam ser feitos no seu quarto.


O que é um game Indie?

   Por definição, Indie é usado para projetos independentes. Aquele game que é feito sem ajuda de terceiros, ou mesmo por uma empresa tão pequena, que ainda não possui apoio algum. Os games Indie começaram a se destacar no PC, pois era mais fácil produzir e vender um game de PC. Aos poucos, alguns games ganharam espaço nos Consoles.



   A grande diferença de um game Indie está justamente em sua liberdade. O desenvolvedor não possui amarras, ele não precisa cumprir prazos, não tem que agradar ninguém e o mais importante de tudo, ele não está fazendo o jogo para outros e sim para ele mesmo. Com toda certeza, cada game Indie possui uma alma, algo raro em uma grande produção. Produtores independentes colocam mais que o seu esforço em suas obras, eles colocam sua personalidade e seus pensamentos.
   Agora voltando ao primeiro paragrafo, o que raios os games Indies estão fazendo junto dos AAA? Simples, as grandes desenvolvedoras perceberam o potencial que esses games carregam e aos poucos começaram a investir nisso, facilitando o acesso de desenvolvedores independentes e mais do que isso, incentivando. Temos aqui uma daquelas situações perigosas. Por um lado, temos a possibilidade de adquirir mais recursos para produzir games em nossa casa. Em contra partida, alguns games Indie perderam sua personalidade, focando no lucro. Agora temos empresas como a Microsoft comprando pequenas empresas de desenvolvimento. Acredito que esta seja uma jogada inteligente por parte da Microsoft e demais envolvidas.. mas, a que custo? Será que a Microsoft vai pedir o investimento de volta, em forma de lucro, assim que a pequena empresa concluir seu primeiro projeto? Ou teremos uma Microsoft com uma visão clara da diferença entre uma empresa Indie e uma normal? Espero que a segunda opção.
   Mais do que tudo que falei aqui, espero de coração que muitas das grandes potências do mundo dos games, tomem os jogos indie como exemplo e sigam está tendência de criar conteúdo com alma.


Facebook: https://www.facebook.com/CCafegamer
Twitter: https://twitter.com/CanalCafeGamer
Discord: https://discord.gg/sgp2Mkx
Instagram: https://www.instagram.com/canal_cafe_gamer
Padrim: https://www.padrim.com.br/ccgamer

Nenhum comentário: