segunda-feira, 11 de junho de 2018

Sexta-feira É dia de locadora!




Fala aí jovens, tudo bem com vocês?

Venho aqui mais uma vez compartilhar e relembrar da MAGIA que era ser criança nos anos 80/90!
Eu sempre fui fã de vídeo-games e só jogar não era o bastante para mim, eu gostava de comprar revistas sobre vídeo-games, de ficar enfurnado dentro dos locais aonde tinham fliperamas e é claro, de frequentar as locadoras de games.

Como não era comum comprar jogos nessa época, já que eles eram muito caros, as locadoras (ou videolocadoras) disponibilizavam os jogos a base do aluguel. A pessoa escolhia um titulo do seu agrado e pagava uma singela quantia (na minha época eram R$ 3,00 para cada cartucho se você o devolvesse no dia seguinte e mais R$1,00 para cada dia excedente) para uma memorável sessão de jogatina. Daí que me inspirei para o titulo desta matéria, pois nas sextas-feiras o dono da locadora ia a loucura pois todos os que eram apaixonados por games lotavam as locadoras a procura dos lançamentos da semana. E o fato de se poder alugar os cartucho na sexta-feira e só devolve-lo na segunda-feira (as locadoras não abriam de final de semana, assim você não pagava o adicional no aluguel) era o ponto de maior diferencial.  


As primeiras locadoras de games que me lembro ainda eram locadoras de vídeo (VHS) no final da década de 80. Foi só no começo dos anos 90 que começaram a aparecer as locadoras dedicadas apenas aos jogos eletrônicos. Eram verdadeiros oásis para a molecada, com atendentes que (achavam) que manjavam algo e revistas especializadas disponíveis aos montes. Eu aluguei jogos até meados de 1995, onde me diverti muito com o espetacular catálogo de games que as boas locadoras disponibilizavam.


Muitas vezes eu alugava jogos sem ter nenhuma informação sobre ele. Era comum as caixinhas dos jogos nos expositores terem apenas a parte frontal da embalagem original, ou às vezes apenas o nome do jogo impresso num pedaço de papel.
Lembro de ter descoberto vários jogos bons assim, o que era uma surpresa bem agradável. Claro, houveram vezes em que o jogo era horrível, mas tinha a velha tática de dizer que o jogo não funcionou no seu console e você trocava por outro (quem já não fez isso?).

A notícia de uma nova locadora era o suficiente para me fazer andar quilômetros, só na expectativa desta ser maior e melhor que as demais. Nelas também era possível ver e até jogar aquele console que você não tinha ou que era um sonho distante, como o Neo-Geo.Você podia jogar algumas horas com um amigo, ou até com um desconhecido que estivesse ali no momento. Parecido com hoje e os modos online, porém de uma forma mais "amigável".

Depois de um tempo vieram os consoles que utilizavam CD ao invés dos cartuchos convencionais e junto com eles uma epidemia de jogos piratas fez com que o preço dos jogos despencasse para o usuário final, no caso, os donos das locadoras. 
Algumas locadoras até que tentaram sobreviver aos novos tempos mas, junto com as salas de fliperamas, elas foram engolidas pelas barraquinhas de camelo e pelos jogos superiores em tempo de duração e complexidade.

E em um período de tempo muito curto, as locadoras de games começaram a desaparecer, restando apenas as que além de jogos, alugavam filmes. Porém, com a popularização do DVD anos depois, o final delas acabou sendo o mesmo.

Atualmente, as locadoras deixaram de existir, porém, algumas lojas especializadas em vídeo-games fazem o aluguel tanto de consoles quanto de games, mas é claro que o custo nestes casos não é, nem de longe, comparável com as locadoras do passado.

Nesta matéria de hoje, tentei trazer mais um pouquinho de nostalgia para aqueles que são integrantes do universo dos games. Você tem mais alguma lembrança desta época? Não deixe de comentar!

Não se esqueçam de visitar minhas redes sociais, tem muita coisa legal por lá também. E se existir algum assunto relacionado a esse universo que vocês queiram que eu fale a respeito é só deixar aqui nos comentários ou em qualquer uma das minhas redes sociais. 

E é isso ai, agradeço a todos que leram a matéria até aqui. Muito obrigado por tudo, muito obrigado por todos e até a próxima jovens, valeeeeu! 


YOUTUBE:      https://www.youtube.com/c/TVAVJZ
INSTAGRAM:  https://www.instagram.com/canaltvav/
FACEBOOK:   https://www.facebook.com/canaltvav/
TWITTER:       https://twitter.com/CanalTVAV

Nenhum comentário: